Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Bolsonaro rebate porta-voz da Casa Branca e destaca negócios firmados para o Brasil

Compartilhe
Bolsonaro não foi para Rússia tomar partido de ninguém e destaca negócios firmados para Brasil

Brasil – O presidente Jair Bolsonaro rebateu a porta-voz da Casa Branca que criticou a “solidariedade” prestada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia durante o encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, na última quarta-feira (16/2). Segundo palavras de Jen Psaki, secretária de Imprensa do presidente Joe Biden, o Brasil está “do lado oposto da maioria da comunidade global”.

A esse respeito, o Presidente afirmou que levou mensagem de paz durante passagem por Moscou. Bolsonaro relembrou o discurso que fez, com trechos como “o mundo é nossa casa” e que “Deus está acima de todos”. O chefe do executivo falou ainda que apesar das críticas, o resultado da viagem foram boas impressões e bons negócios.

Veja vídeo:

Fertilizantes

O maior produtor de fertilizantes contendo fósforo da Rússia e da Europa, a holding PhosAgro, pretende expandir as exportações de fertilizantes para o Brasil, declarou o diretor da PhosAgro, Andrei Guriev, citado pela agência Prime. O movimento se deve à introdução de novas restrições e impostos sobre os produtos russos por outros países.

“Estamos prontos para considerar a possibilidade de aumentar a oferta de fertilizantes russos ecoeficientes para o mercado brasileiro e dar suporte ao trabalho na área de regulação e reconhecimento mútuo de requisitos para produtos agrícolas, fertilizantes e produtos alimentícios. Em muitos aspectos, isso é o resultado […] das tarifas impostas pelos Estados Unidos e China”, disse.

Energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, conseguiu aproximação com o setor de energia russo e a empresa Rosatom poderá participar do consórcio que finalizará a obra da usina nuclear de Angra 3.

“As obras estão em andamento, mas a Eletronuclear vai escolher uma empresa que seja especialista no setor de usinas nucleares, evidentemente que a Rosatom é uma delas, entre outras que existem no mundo, para finalizar a obra e entrar em operação no início de 2026”, disse o ministro.

Defesa de dados

Protocolo de emenda em acordo sobre proteção mútua de informações classificadas entre os dois países, firmado em 2008. Em resumo, o objetivo é atualizar as definições de documentos, como reservados, secretos e ultrassecretos, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), publicada em 2012.


Siga-nos no Google News Portal CM7