Após irregularidades, Amazonas Energia pode perder concessão no estado
Amazonas – A Amazonas Energia vem nos últimos tempos passando por diversos problemas em sua gerência. Nesta sexta-feira (28), foi noticiado que a concessionária de energia Amazonas Energia, na pessoa do vice-presidente Orsine Rufino Oliveira, perdeu definitivamente a concessão no Estado.
A informação é do Portal AmazoniaPress. Em 2018, a empresa foi arrematada por meio de leilão, pelo consórcio formado pela Oliveira Energia, empresa que opera nos Sistemas Isolados na Região Norte, e a distribuidora de petróleo Atem.
Em 2019, a União por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), transferiu o controle acionário da Amazonas Distribuidora de Energia S.A., para o consórcio Oliveira Energia (Atem), representada através do contrato de Concessão nº 01/2019 com vigência até 10 de abril de 2049, passando a Eletrobras Distribuição Amazonas a se chamar Amazonas Energia.
Irregularidades
Em maio deste ano, Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) lançou o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, que engloba tanto a capital quanto o interior, resultou em multas milionárias e diversas ações judiciais contra a empresa.
No relatório foram listados 56 tipos de problemas relacionados à precariedade, má qualidade e inadequada prestação do serviço público de energia. Entre eles: cortes irregulares no fornecimento de energia; interrupções frequentes, entre muitos outros.