Após áudio sobre ucranianas, Podemos instaura processo que pode expulsar MamãeFalei do partido
Brasil – A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), anunciou, na noite desta sexta-feira (4/3), a instauração de um processo disciplinar interno para apurar os áudios enviados pelo deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, com comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas. Caso seja atribuída a legítima autenticidade da fala do MamãeFalei, ele pode ser expulso do partido às vésperas das eleições.
Em nota, a presidente do Podemos chamou de “gravíssimas e inaceitáveis” as declarações de Mamãe Falei. “Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, disse.
“O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos”, emendou a dirigente, ponderando que, até a noite desta sexta, o partido não havia conseguido contato com o deputado, pois ele está em voo voltando para o Brasil.
Onda críticas
A fala de Do Val mobilizou uma grande reação de repulsa nas redes sociais. Um dos críticos que se manifestaram foi o jornalista Alexandre Garcia. Confira: