‘Tá tudo caro’: descontentamento com os preços elevados faz apoiadores criticarem Lula; veja vídeo
Brasil – Desde que iniciou seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enfrentado uma crescente onda de críticas, não apenas de opositores políticos, mas também de sua própria base eleitoral.
Neste mês de abril, uma pesquisa realizada pelo Ipec (antigo Ibope) revelou que 79% dos brasileiros acreditam que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses, e a maioria esmagadora, 64%, está pessimista em relação ao cenário econômico futuro, temendo que os valores continuem subindo ao longo do ano.
O descontentamento não se limita apenas às ruas, mas também se faz presente de forma expressiva no ambiente digital, onde milhares de eleitores de Lula têm manifestado suas preocupações e críticas em relação à situação econômica do país.
Nas redes sociais, em particular, há uma enxurrada de postagens de simpatizantes do presidente expressando sua frustração com os preços em alta. Um usuário do Twitter, por exemplo, desabafou: “Estou gastando quase todo meu salário com comida no mercado. Está impossível. Não me importo que o presidente seja o Lula. Não vou fingir que a situação está boa. No mercado, só se ouve que está tudo muito caro”.
Outro internauta destacou: “O governo Lula está deixando a desejar neste quesito de valores de compras no supermercado. Está tudo muito caro mesmo. Muito caro”.
Essas vozes ecoam um sentimento generalizado de frustração e desilusão com a atual conjuntura econômica. “Estou achando o mercado tão caro… Lula, você me prometeu”, lamentou outro usuário.
A alta dos preços não se restringe apenas aos alimentos. Com a gasolina beirando os 6 reais, como observado por um dos comentaristas, e comerciantes enfrentando dificuldades para manter seus negócios, o descontentamento com o governo Lula é inegável e cada vez mais evidente.