Motoristas são contra: enquete da PLP 12/2024 de Lula já tem 95% de reprovação no Site da Câmara
Brasil – A proposta de regulamentação dos motoristas de aplicativo, apresentada pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2024, do presidente Lula (PT), está gerando revolta em massa de motoristas de aplicativo em todo o país. Uma enquete realizada no site da Câmara dos Deputados revelou que 95% dos participantes discordam totalmente da proposta, enquanto apenas 2% concordam totalmente.
Comentários negativos inundaram a enquete, destacando preocupações com a perda de liberdade dos motoristas e das plataformas, enquanto até mesmo os poucos comentários positivos ironizaram a falta de benefícios para a categoria.
O vereador Marlon Luz (Patriota-SP) emergiu como líder da mobilização nacional contra a PLP 12/2024. Com experiência como motorista de aplicativo desde 2015, Marlon contestou as narrativas da mídia e do governo federal, evidenciando que as taxas propostas reduziriam os ganhos dos trabalhadores, exigindo mais horas de trabalho para manter o mesmo nível de renda.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, um site foi criado para coletar assinaturas de motoristas de aplicativo que se opõem ao projeto de lei de Lula. O site https://leidacontramao.com/ busca amplificar a voz dos motoristas e fortalecer a resistência contra a proposta.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Em Manaus
Em Manaus, uma manifestação ocorrida nesta segunda-feira (11/3), mostrou que os moto-entregadores já estão atentos quantos aos verdadeiros interesses do Governo Federal. A principal preocupação dos manifestantes é o fato de que a PLP 12/202, que se aplica apenas aos motoristas de aplicativos que utilizam carros, também afete futuramente os veículos de duas rodas. Os entregadores argumentam que a gestão do PT busca aumentar a qualquer custo a arrecadação de impostos no Brasil.