Ministro Vital do Rêgo será o novo presidente do Tribunal de Contas da União
Brasil – O Tribunal de Contas da União (TCU) escolhe nesta quarta-feira (4) seu novo presidente para o exercício de 2025. O atual vice-presidente, Vital do Rêgo Filho, é o favorito para assumir o cargo, sucedendo Bruno Dantas, que encerra hoje seu mandato à frente da Corte de Contas. A posse está marcada para o dia 11 de dezembro, e o novo presidente inicia oficialmente suas funções em 1º de janeiro de 2025.
Trajetória de Vital do Rêgo
Conhecido como Vitalzinho, o paraibano Vital do Rêgo tem uma longa carreira pública. Formado em Medicina e Direito, ingressou na política aos 25 anos e exerceu diversos mandatos eletivos, incluindo os de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Em 2014, foi indicado pelo Senado Federal para o cargo de ministro do TCU, posição que considera o ápice de sua trajetória profissional.
“Integrar a Corte de Contas é para mim o coroamento dessa longa estrada de desafios e aprendizados, naturalmente acompanhado das mais elevadas responsabilidades”, afirmou Vital na época de sua posse como ministro.
A escolha e o mandato
A eleição do presidente do TCU é realizada de forma interna, com votos secretos dos nove ministros que compõem a Corte. O padrão é que o vice-presidente atual assuma a presidência, com mandato de um ano, podendo ser renovado por mais um ano. Também será eleito o novo vice-presidente, que provavelmente assumirá a presidência em 2027.
Entre os nomes cotados para a vice-presidência está o ministro Jorge Oliveira, considerado um dos favoritos para o cargo.
Homenagem recente
Vital do Rêgo foi recentemente homenageado com a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, a mais alta honraria concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6). A medalha, na categoria Mérito Judiciário, é destinada a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho.
A entrega ocorreu em 27 de novembro, quando Vital aproveitou para convidar autoridades presentes para sua posse como presidente do TCU.