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“LICITAÇÃO DIRECIONADA?”: SEMCOM quer dar milhões para Durango Duarte fazer ‘marketing digital’ em pleno ano de eleições

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"LICITAÇÃO DIRECIONADA?": SEMCOM quer dar milhões para Durango Duarte fazer 'marketing digital' em pleno ano de eleições

Amazonas – Uma licitação milionária lançada pela Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus (Semcom) supostamente direcionada para a empresa iMarketing, que pertencente a Durango Duarte, tem gerado intensas críticas por parte da população. O montante, considerado excessivo para serviços dessa natureza, levanta sérias dúvidas quanto ao seu real benefício para os cidadão da capital amazonense.

Leia também: Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus abre licitação de R$ 28 milhões para empresa de Durango Duarte

As críticas ao pregão começam pela falta de publicidade do edital, que foi disponibilizado apenas no dia 26 de dezembro de 2023, em meio ao recesso dos trabalhos municipais e também sem qualquer divulgação para que outras agências que pudessem estar aptas, tomassem ciência do certame. Outro sinal de alerta é que o edital prevê que a soma das despesas com o contrato resultante desta concorrência esta estimada em R$ 19.000.000,00 (dezenove milhões reais), isto no período dos próximos 12 meses. No entanto, vale salientar que nos últimos anos, a iMarketing conseguiu renovações fazendo o famoso “jogo político” e estendeu estes custos para R$ 28 milhões nos últimos três anos. Agora, em 2024, há sinais de que a empresa queira repetir a mesma façanha em ano eleitoral.

Outro sinal de alerta está no perfil das únicas duas empresas que estão disputando a milionária licitação:

A primeira, a iMarketing, que pertence ao empresário Durango Duarte, está buscando de todas as formas renovar o contrato de marketing digital antes que se inicie chamado “período da restrições eleitorais” e para isso precisou contar com uma “ajudinha” da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que está sob o comando do secretário Israel Conte, e do subsecretário Hudson Braga. Sabe-se também que o subsecretário é quem tem dado aval para o processo licitatório, com a assinatura dele aparecendo nos ofícios circulares do pregão. Veja:


A segunda na disputa, é uma microempresa chamada Nine Comunicação Digital, de propriedade de Alexandre Queiroz da Silva. A polêmica envolvendo a Nine é que ela se localiza na casa 155, na rua professora Aurora Barro, conjunto Vila Municipal, bairro Adrianópolis. Este é exatamente o mesmo endereço da Praia Produções, pertencente a Fabrício Pereira de Menezes, sendo uma das agências que foi alvo da Polícia Federal na Operação ‘Nirmata’, que desarticulou um esquema de produção de Fake News usando inteligência artificial contra o prefeito David Almeida (Avante).

O investimento maciço em marketing, segundo apurado, destina-se majoritariamente à melhora da imagem da prefeitura e propaganda política, já que as atividades de publicidade institucional para o poder municipal, já estão sendo feitas por outras empresas e contempladas por outros contratos. Atividades para tal pregão apresentam não apresentam perspectivas de retorno direto para à sociedade manauara, como melhorias na infraestrutura urbana ou implementação de projetos sociais essenciais. Ao contrário. O que se vê é a possibilidade de gastos com impulsionamentos maiores até mesmo que o valor de R$ 50 mil usando dinheiro público, recursos que iria diretamente para empresas como Meta (Facebook, Twitter e Whatspp), Google, Twitter/X, Tik Tok e Kwai, favorecendo não o interesse orgânico das pessoas pela qualidade do conteúdo, mas o alcance artificial.

Além disso, chama a atenção o gasto do uso do dinheiro público sobre o propósito da utilização das redes sociais e dos levantamentos de dados para a inteligência da Prefeitura, sugerindo que tais ferramentas podem ser empregadas para manipular a opinião pública e administrar crises de imagem. Chama a atenção também a estreita ligação entre a empresa iMarketing, liderada por Durango Duarte, e o seu instituto de pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião, levantando questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse, especialmente em um ano eleitoral.

A relação entre Durango Duarte e a esfera pública também suscita preocupações, uma vez que ele é proprietário do instituto de pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião. Em um ano eleitoral como este, isso levanta alertas sobre possíveis conflitos de interesse e influências na opinião pública.

Mais controverso ainda é o fato de que Ezio Larcerda Lopes, estatístico das pesquisas eleitorais de Durango Duarte, aparece como servidor da secretaria municipal de Saúde, recebendo mais de 10 mil reais.

Outro ponto de tensão é o fato de que, mesmo após o encerramento do contrato com a iMarketing, representantes da empresa de Durango Duarte se reuniram com funcionários da Secretaria Municipal de Comunicação nesta terça-feira (5/3), conforme divulgado em uma postagem polêmica pela funcionária Emanuelly de Moura Lima Baires.

 

O edital do pregão estabelece que não poderão participar da licitação pessoas jurídicas que possuam em sua diretoria ou quadro técnico funcionários vinculados à Prefeitura Municipal de Manaus e/ou à Semcom, levantando dúvidas sobre a lisura do processo.

É alarmante constatar que, sob a gestão dos secretários de Comunicação, Israel Conte, e do subsecretário Hudson Braga, não se observam atividades empenhadas pela empresa iMarketing de Durango que beneficiem verdadeiramente a utilidade pública para a população. O pregão conduzido e o valor astronômico do contrato demonstram uma falta de compromisso com o interesse público e uma ausência de transparência nas práticas administrativas. A responsabilidade fiscal, essencial na administração dos recursos públicos, parece ser negligenciada, pois não há demonstrações de zelo e eficiência na sua utilização.

O portal e TV CM7 procurou o secretário de Comunicação, Israel Conte, e o subsecretário Hudson Braga, e também o empresário Durango Duarte, que até o momento não retomaram contato. Israel Conte se recusa explicar sobre um contrato de valores absurdos em uma Secretaria que atrasa em até 5 meses os pagamentos Portais de Notícias, os maiores divulgadores dos feitos do prefeito David Almeida.

Veja documentos:

HISTÓRICO DE COMPRAS

AGENCIA-INTERATIVIDADE-E-MARKETING-LTDA

DIGITAL LICITAÇAO

edital cc 001.2024 – comunicacao digital

LICITAÇAO

THERA LICITAÇÃO

Ofício+Circular+n.+067.2024+-+CC+001.2024

Ofício+Circular+n.+067.2024+PE+001.2024+CML.PM


Edital+-+CC+001.2024+-+Comunicação+Digital

ATA+-+20.02+-+ABERTURA+DAS+PROPOSTAS++TÉCNICAS+-+CC+001.2024 (1)


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