Eduardo Bolsonaro vai ao Conselho de Ética contra Kataguiri após fala sobre nazismo
Brasil – O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou nesta quarta-feira (9/1) que entrará com pedido para que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), abra processo no Conselho de Ética da Casa contra o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) por comentários sobre o nazismo no Flow Podcast.
“Neste momento protocolando ofício para Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para que o Presidente Arthur Lira abra processo no conselho de ética contra as declarações em defesa do nazismo feitas pelo deputado Kim Kataguiri”, anunciou Eduardo.
Além do filho do presidente, a própria bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) no Senado também anunciou que vai entrar com pedido para a cassação do mandato de Kataguiri. O procurador-geral da República Augusto Aras também instaurou procedimento para apurar a conduta de Kim. O motivo é a mesma declaração polêmica do político.
Confira postagem de Eduardo Bolsonaro:
Polêmica
Durante a gravação do Flow Podcast, o apresentador Monark afirmou que “deveria existir um partido Nazista legalizado no Brasil”. “Se o cara for anti-judeu ele tem direito de ser Anti-judeu”, disse o host do programa.
Kataguiri afirma em seguida: “O que eu defendo que acredito que o Monark também defenda, é que por mais absurdo, idiota, antidemocrático, bizarro, tosco que o sujeito defenda, isso não deve ser crime”, e justifica: “Porque a melhor maneira de você reprimir uma ideia é […] é você dando luz naquela ideia, para ela seja rechaçada socialmente e então socialmente rejeitada”.
Tabata Amaral (PSB-SP), que também participou do programa, perguntou ao deputado se ele concorda com a criminalização do nazismo na Alemanha e ele disse que não.
Mais tarde, o deputado publicou um vídeo no qual se defende. Afirmou que mídia está “distorcendo” sua fala e fazendo “cortina de fumaça” para “abafar” atos recentes da esquerda.
“Todo mundo na mesa concorda absolutamente em repudiar o nazismo, rechaçar e combate o nazismo. A discussão era: Qual a melhor maneira de combater o nazismo?”, diz o deputado no vídeo. “Não tem ninguém mais pró-Israel dentro do parlamento do que eu”, declarou.
Leia também:
Augusto Aras vai investigar se Kim e Monark fizeram apologia ao nazismo durante Podcast
Kataguiri concorda com Monark sobre nazismo e entra na fila do cancelamento
Monark é demitido do Flow podcast após defender existência de “partido nazista” e perder patrocínios