Traficantes usam Cidade Universitária abandonada por Omar Aziz como pista de pouso
Amazonas – Uma aeronave vazia e em situação irregular foi apreendida, na madrugada desta terça-feira (2), no terreno da Cidade Universitária da UEA, em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Uma equipe da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), que integra a SSP, fez a apreensão e as suspeitas da polícia é que a aeronave estava sendo preparada para ser usada no transporte de drogas.
O Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) e o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) também participaram da operação.
A “fantasma” Cidade Universitária
Com investimento de R$ 300 milhões iniciados em 2012, o atual senador e então governador do Estado do Amazonas à época, Omar Aziz, jogou no lixo ao menos 50 milhões dos cofres públicos no projeto Cidade Universitária.
O projeto que beneficiaria 2 mil acadêmicos em uma área planejada a ser construída na margem direita do rio Negro, na Região Metropolitana de Manaus/Iranduba nunca saiu do papel. No inverno, as águas levavam todo trabalho de terraplanagem do verão, ao que era tido como a alegria dos empreiteiros e empresas que participavam dessa negociata.
Há informações seguras de que somente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram subtraídos R$50 milhões, jogados naquele puxa-encolhe da Cidade Universitária, fora o que saiu diretamente dos cofres do Estado.
Área para a criminalidade
Além de ser um local abandonado, o local tem sido feito de desova de corpos e esconderijo para criminosos e agora como pista de pouso para traficantes.