Poeira deixa Atenas laranja, e neve incomum cobre Helsinque
Mundo – Uma névoa laranja-amarela de poeira do deserto do Saara cobriu partes da Grécia, levando as autoridades a emitir avisos de saúde e criando cenas espetaculares.
O serviço meteorológico grego disse que as condições climáticas na terça-feira (23) favoreceram o movimento de poeira da África e isso estava se manifestando em “concentrações aumentadas na atmosfera”, especialmente no sul do país.
No entanto, a poeira iria gradualmente começar a diminuir na quarta-feira (24) de manhã, de acordo com a meteorologia, e a partir do meio-dia em diante seria “limitado ao leste.”
Vídeos e imagens compartilhados on-line mostraram pessoas em Atenas observando a névoa amarelo-laranja das colinas perto da capital grega.
Outros fizeram passeios noturnos na cidade e compartilharam as cenas laranjas nas mídias sociais. Um usuário postou que os meteorologistas disseram que a poeira laranja fez Atenas parecer “uma colônia de Marte.”
O país do Mediterrâneo oriental, Chipre, também foi afetado pela poeira.
Um sistema de baixa pressão sobre o norte da África varreu poeira sobre Chipre várias vezes em meados de abril, “escurecendo os céus e reduzindo a qualidade do ar”, disse a NASA na terça-feira.
Uma imagem do satélite Terra da NASA mostrou “um manto de bronzeado” sobre Chipre em 22 de abril. A expectativa é que a poeira continue a atravessar o Mediterrâneo, impactando Chipre e a Grécia nos próximos dias, disse a NASA.
Nuvens de poeira se movendo do norte da África para a Grécia e outras regiões é um fenômeno que ocorre ocasionalmente, trazendo visibilidade limitada e provocando alertas de riscos respiratórios.
Com informações CNN Brasil