“Parem tudo!”: Inteligência Artificial está ficando fora de controle, alerta Elon Musk; veja vídeo
Mundo – Executivos de tecnologia e pesquisadores de ponta, incluindo Elon Musk e Steve Wozniak, pediram que os laboratórios de inteligência artificial (IA) suspendam, por pelo menos seis meses, o desenvolvimento de sistemas de IA que sejam mais poderosos do que o recém-lançado GPT-4.
A carta aberta foi divulgada hoje pela Future of Life, uma instituição que tem Musk entre seus maiores financiadores. O documento afirma que os sistemas de IA com inteligência competitiva com a humana podem oferecer riscos profundos para a sociedade e humanidade, como demonstrado por extensiva pesquisa e reconhecido por laboratórios de ponta de IA.
Os signatários afirmam que os laboratórios de IA estão “numa corrida fora de controle para desenvolver e empregar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém – nem mesmo seus criadores – conseguem compreender, prever e controlar com confiança”.
Os Princípios de Asilomar, um conjunto de 23 diretrizes listadas em uma conferência ocorrida em 2017 na Califórnia, foram citados como um guia para o desenvolvimento seguro da IA. A carta recomenda que o desenvolvimento de sistemas mais avançados que o GPT-4 seja suspenso até que se crie um protocolo global para a utilização dessa tecnologia. Se não for possível coordenar essa suspensão temporária de maneira voluntária e verificável, os signatários recomendam que os governos atuem para “instituir uma moratória” nos experimentos.
A nova geração de bots e sistemas de IA que desafiam a inteligência humana elevou o grau de preocupação dos pesquisadores. A nota ocorre após a enorme popularidade alcançada pelo ChatGPT, criado pela OpenAI, sobretudo depois de o sistema ter sido embarcado no Bing, da Microsoft. A nova carta pode ser assinada por qualquer pessoa na página da internet da Future of Life.
Vale salientar que Musk já expressou sua preocupação com a inteligência artificial no podcast com Joe Rogan, onde afirmou que suas tentativas para convencer a indústria a “desacelerar” foram inúteis. Diante do atual cenário, estaríamos vivendo uma drama parecido com Exterminador do Futuro, onda uma tecnologia perigosa como a Skynet acaba tomando o controle e subjugando a humanidade ? Só o tempo dirá. Veja vídeo: