Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Netanyahu é aplaudido de pé no Congresso dos EUA: “América e Israel devem permanecer juntos”; veja vídeo

Compartilhe
Netanyahu é aplaudido de pé no Congresso dos EUA: "América e Israel devem permanecer juntos"; veja vídeo

Mundo – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi aplaudido de pé durante seu discurso de quase uma hora para congressistas americanos nesta quarta-feira (24). Esta é a primeira vez que o premiê israelense deixa Israel desde o início da guerra em Gaza.

Netanyahu foi ovacionado pelos congressistas, com exceção de alguns democratas. Em sua fala, ele destacou a importância da aliança entre os dois países: “América e Israel precisam ficar juntos. Porque quando ficamos juntos, uma coisa muito simples acontece: nós ganhamos e eles perdem. E digo uma coisa para vocês hoje: nós vamos ganhar.”

O primeiro-ministro enfrenta crescente pressão internacional devido à guerra contra o Hamas. Segundo as autoridades de saúde de Gaza, o número de mortos palestinos na ofensiva de retaliação de Israel já ultrapassou 39 mil. Além disso, centenas de milhares de pessoas foram deslocadas e grande parte do enclave foi destruída por ataques aéreos e bombardeios de artilharia.

Solidariedade aos Reféns

Durante o discurso, Netanyahu mencionou os 120 israelenses que permanecem reféns dos extremistas. “A dor que essas famílias suportaram está além das palavras. Eu me encontrei com eles novamente ontem e prometi a eles isto: não descansarei até que todos os seus entes queridos estejam em casa. Todos eles.”

Netanyahu também fez um apelo por ajuda militar dos EUA, argumentando que isso poderia acelerar o fim da guerra. “A ajuda militar dos EUA pode acelerar drasticamente o fim da guerra em Gaza e ajudar a prevenir uma guerra mais ampla no Oriente Médio. Hoje, enquanto Israel luta na linha de frente da civilização, eu também apelo à América: deem-nos as ferramentas mais rápido, e terminaremos o trabalho mais rápido.”

Confronto com Manifestantes

Do lado de fora do Capitólio, manifestantes pró-Palestina entraram em confronto com a polícia. Cinco pessoas foram presas após tentarem ultrapassar a barreira policial na First Street com a Constitution Avenue, NW. “Estamos soltando spray de pimenta em qualquer um que tente infringir a lei e cruzar essa linha”, declarou um porta-voz da polícia.

Netanyahu deixou claro que, apesar das dificuldades, Israel continua firme em sua luta e conta com o apoio incondicional dos Estados Unidos para superar este período de crise.


Siga-nos no Google News Portal CM7