Igrejas católicas são incendiadas após descoberta de que mais de mil crianças foram torturadas até a morte
Mundo – Na manhã de sábado (26), dois dias após a descoberta de mais de 750 túmulos sem identificação em um antigo internato da Igreja Católica chamado Marieval Residential Indian School, duas igrejas de Sant’Anna e Chopaka igrejas católicas foram incendiadas. De acordo com a polícia local, as igrejas foram totalmente destruídas pelo fogo.
Outras duas igrejas já tinham sido incendiadas na última segunda-feira (21). Segundo a Polícia Montada do Canadá, os incêndios são ‘suspeitos’ e devem ser investigados.
Os túmulos foram encontrados um mês após a descoberta dos restos mortais de 215 outras crianças em outra escola. Ao evidenciar o tratamento desumano a que eram submetidos os indígenas canadenses, as descobertas causaram comoção e revolta nacional entre os canadenses.
Até 1990, o Canadá tinha uma política educacional para ameríndios, inúteis e mestiços que os tirava do convívio de suas famílias e culturas e os matriculava forçosamente nos 139 internatos espalhados por todo o país. Muitas sofreram abusos sexuais, violências físicas e psicológicas, e uma comissão de investigação averiguou que até o fim do programa, pelo menos 4 mil crianças teriam morrido.
O primeiro-ministro Justin Trudeau pediu desculpas aos povos indígenas e pediu ao Papa Francisco que fizesse o mesmo. Em coletiva de imprensa, Trudeau falou de “erros terríveis” que o Canadá cometeu contra os povos indígenas com suas políticas de assimilação cultural.
Com informações do UOL