Após domínio de Talibã, mulher é executada em praça pública; veja vídeo
Em vídeo divulgado na internet na tarde dessa segunda-feira (16) uma mulher é executada pelo grupo extremista Talibã, na região do Afeganistão. Nas imagens, a vítima está andando na rua quando é parada por um grupo com pelo menos sete homens armadas. Na sequência, ela é posta de joelhos, e após um discurso, é morta com um tiro de pistola na cabeça.
Veja vídeo:
O Talibã chegou a Cabul e tomou a capital após o presidente Ashraf Ghani fugir do país neste domingo (15), entregando efetivamente o poder ao Talibã, símbolo de sua vitória militar em apenas 10 dias. Com a queda do governo, uma multidão tentou deixar o Afeganistão em aviões, gerando tumulto e mortes no Aeroporto de Cabul. Com a retomada do grupo ao poder, o povo afegão teme por novos dias sombrios no país.
A execução da mulher é diretamente ligada aos costumes do grupo extremista, que se dedica a pregar as leis da religião Islâmica. Entre esses costumes, está a da repressão às mulheres, que devem usar burca para cobrir todo o corpo, não tem permissão de estudar ou trabalhar e também não podem andar nas ruas sem a presença de um homem.
Com o avanço do Talibã pelo Afeganistão, aproximadamente 250 mil pessoas fugiram para Cabul, que era considerada o último refúgio para muitos. Segundo dados da ONU, 80% desses refugiados eram mulheres ou crianças.
* Com informações da Agência Brasil de Notícias