‘Um verdadeiro assalto’: Zona Azul acumula denúncias de altas cobranças e irregularidades
Manaus – O sistema de estacionamento rotativo conhecido como “Zona Azul”, utilizado no Centro de Manaus e em outras localidades da capital, está enfrentando duras críticas por parte da população nesta sexta-feira (3/5) devido a uma série de problemas, incluindo falhas de segurança e cobranças questionáveis. Os usuários estão pedindo o fim do sistema, alegando prejuízos e injustiças.
Diversos relatos de irregularidades e experiências negativas foram compartilhados, revelando uma situação alarmante. No site “Reclame aqui“, por exemplo, a empresa é considerada ‘Não Recomendada’ e possui menos de 50% das denúncias respondidas. Mais da metade das denúncias são ocasionadas por “cobranças indenvidas.
Entre os casos relatados, destacam-se os seguintes:
Caso 1: Irregularidade ilegal
Uma usuária relatou que, ao tentar ativar o ticket de estacionamento no dia 13 de abril de 2024, foi surpreendida com uma suposta irregularidade datada de 06/12/2022 às 13:16. Mesmo sem qualquer registro anterior dessa irregularidade e comprovantes de utilização do aplicativo nos anos seguintes, a usuário foi obrigada a pagar a taxa sob ameaça de notificação por parte dos agentes do Zona Azul. Ela solicita o estorno/reembolso do pagamento de R$ 7,35 referente a essa suposta irregularidade.
Caso 2: Notificação injusta
Um usuário relata que, em 16 de março de 2024, ao tentar estacionar e não encontrar um agente do Zona Azul para efetuar o pagamento, acabou sendo notificado mesmo estando presente no local. Ele alega que teve dificuldade em localizar o agente devido à forte chuva e foi surpreendido com a notificação já lançada, sem ter tido a oportunidade de regularizar a situação.
Caso 3: Advertimento impróprio
Outro relato descreve uma situação na qual o usuário chegou ao local às 8:35 e aguardou por 30 minutos pela presença do agente do Zona Azul, que não apareceu. Mesmo assim, ao sair do local, ele foi multado pelo agente, que estava ausente no momento da chegada do usuário. O usuário considera o ato impróprio, uma vez que não estava no local para emitir o ticket de estacionamento e, portanto, não deveria ser penalizado.