Representantes da Prefeitura de Manaus e concessionária de água alinham ações para evitar transtornos a motoristas e pedestres
Manaus – Representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Unidade Gestora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e diretores da concessionária Águas de Manaus se reuniram para alinhar ações com o objetivo de evitar transtornos ao fluxo de veículos e passagem de pedestres durante a realização das obras de saneamento básico necessárias para a capital amazonense.
Motivada pela Ageman, órgão regulador que fiscaliza o contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Manaus, a reunião tratou de assuntos como as autorizações para a realização das obras, procedimento obrigatório concedido pela Seminf e IMMU à concessionária, sinalização adequada das vias ou dos trechos interditados, tempo de realização e finalização das obras, qualidade do serviço de recomposição do asfalto nas áreas onde as intervenções de água ou de esgoto foram realizadas, visto que o reparo do pavimento é uma obrigação da Águas de Manaus.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, ressaltou que as obras referentes ao saneamento básico são necessárias para a cidade, sobretudo os trabalhos de implantação da rede de esgotamento sanitário e as adesões dos imóveis ao serviço de coleta de esgoto. No entanto, ele alertou para a necessidade de um planejamento e de uma comunicação mais ampla entre os órgãos envolvidos de forma que a execução dos serviços ocorra sem comprometer o cronograma e que a população não seja prejudicada.
“Esse alinhamento é importante, porque com as obras sendo realizadas também neste período chuvoso, se o serviço não for concluído conforme o planejado e com qualidade, o transtorno será ainda maior”, alertou Elson.
A Ageman tem intensificado as vistorias nos locais das obras e acompanhado a execução dos serviços junto à concessionária e, quando as equipes identificam não conformidades, relatórios técnicos e fotográficos são enviados à concessionária, para que realize os reparos e correções necessárias. Na semana passada, a Ageman notificou a Águas de Manaus para ajustes nos serviços de recomposição do asfalto nas ruas Leonardo Malcher, Tapajós, Álvaro Maia e Ferreira Pena, principalmente nos trechos onde houve a implantação da rede coletora de esgoto do Centro. A empresa terá 30 dias para apresentar suas manifestações. No entanto, a concessionária já iniciou os reparos no pavimento asfáltico.
O diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, assegurou que a empresa faz um monitoramento da qualidade dos serviços realizados, sobretudo nas ações de recomposição do asfalto. Ele informou, ainda, que a empresa está buscando antecipar as solicitações de autorizações para a realização das obras de forma que os órgãos da Prefeitura de Manaus tenham mais tempo para analisar os projetos e conceder as devidas autorizações necessárias para o início das intervenções viárias.
“O alinhamento entre a Águas de Manaus, a Ageman e os demais órgãos municipais é fundamental para garantir que as obras de saneamento avancem de forma organizada, minimizando impactos à mobilidade urbana e à rotina da população. Estamos comprometidos em melhorar nossos processos, monitorando a qualidade dos serviços realizados, especialmente na recomposição asfáltica, e antecipando as solicitações de autorização, para que as obras sejam planejadas com maior eficiência. Nosso objetivo é executar as intervenções de forma ágil e com o mínimo de transtorno para a cidade”, afirmou o diretor.