Desfile oficial do Carnaval de Manaus 2018 leva 20 horas de programação para o Sambódromo
Manaus- Em dois dias de apresentação, 9 e 10/2, o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Manaus 2018 terá 20 horas de programação no Sambódromo, com a participação das 26 agremiações dos Grupos de Acesso A, B e C e do Grupo Especial. Para esta edição, a Prefeitura de Manaus disponibilizou R$ 1,5 milhão para apoio às escolas de samba, por meio do Edital Nº 10/2017.
“O desfile das escolas de samba de Manaus é uma expressão cultural muito forte, que vem tomando projeção como um grande produto turístico da cidade. É por isso que a Prefeitura de Manaus acredita e apoia, há cinco anos, por meio de edital, as agremiações, com recursos para todos os grupos. Este ano conseguimos, de forma inédita, realizar o pagamento a dez dias do desfile oficial”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Nesta sexta-feira, 9, a folia começa a partir das 19h30, com as escolas do Grupo de Acesso C. Na sequência, apresentam-se os Grupos de Acesso B e A até às 6h, num total de 19 escolas.
No Grupo C, que abre a noite de Carnaval, sete escolas apresentam temas que vão homenagear personalidades locais, como a Legião de Bambas, com um enredo sobre Allan Bandeira, um empreendedor da terra; Ipixuna, com Daniel Sales, conhecido pelos estudos históricos a respeito do Carnaval de Manaus; e Tradição Leste, celebrando a carreira de Claudio Coelho, jogador conhecido como “pé de coelho”, que despontou como atleta amazonense na década de 1930.
Já no Grupo B, os temas de três das seis escolas que desfilam nesta categoria tratam sobre o novo momento vivenciado pelo município de Rio Preto da Eva (Mocidade do Coroado); sobre a rua Santa Isabel, no bairro Praça 14 de Janeiro, cuja tradição é ganhar competições como a via mais enfeitada da cidade (Meninos Levados); e sobre bares icônicos da cidade de Manaus localizados no Centro Histórico (Presidente Vargas).
No Grupo A, sete escolas desfilam pela passarela do samba até às 6h. Entre os enredos de destaque, estão o histórico da Vitória Régia, enredo da escola Primos da Ilha; o quilombo urbano de São Benedito como símbolo de resistência, tema da Acadêmicos da Cidade Alta; e uma ode ao ofício da medicina, com a Balaku-Blaku.
Grupo Especial
Já no sábado, 10, é a vez das oito agremiações que compõem Grupo Especial apresentarem o desfile que é considerado o terceiro maior do País. A abertura, às 20h, fica por conta da Sem Compromisso, com o enredo “Dona Zuzu, a Pérola dos Orixás, convida: Ô Yayá, vem ver! Ô Yayá, vem cá! Vem ver festança bonita no Largo do Boulevard”. A Vila da Barra será a responsável pelo encerramento da noite de gala do samba, já na manhã do domingo, às 5h20, com o tema “O Grito”, um convite à reflexão da expressão das emoções por meio do grito, seja ele de felicidade, raiva, dor ou comemoração.
“O Carnaval será de extrema força este ano, e só temos a agradecer pelo desempenho de todas as agremiações que acreditaram neste trabalho e que juntas formam a Liesa, em apenas seu primeiro ano como liga. As escolas estão em reta final e nesta quinta-feira já começam a entregar as fantasias para os foliões. A força conjunta das escolas foi muito proveitosa e quem ganha com isso é a cultura, a cidade e todos os amazonenses, com a expectativa de nada menos do que um excelente Carnaval”, destacou o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa), Luiz Pacheco.
O presidente da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma), Roberto Simonetti, também afirmou esperar uma festa bonita no Sambódromo. “A expectativa é de que seja um Carnaval superior ao do ano passado, pois mesmo com eventuais dificuldades para colocar sua evolução na avenida, todos estão de parabéns por fazer um dos melhores Carnavais que a cidade já preparou”, ressaltou.
A programação completa do desfile, assim como das 55 bandas e blocos de carnaval que acontecem neste fim de semana de folia, está disponível no site vivamanaus.com/carnaval2018.
Programação
9/2 (sexta-feira)
Grupo de Acesso C
19h30 – G.R.E.S. Ipixuna
19h58 – G.R.E.S. Império do Mauá
20h26 – G.R.E.S. Leões do Barão Açu
20h54 – G.R.E.S. Gaviões do Parque
21h22 – G.R.E.S. Legião de Bambas
21h50 – G.R.E.S. Tradição Leste
Grupo de Acesso B
22h18 – G.R.E.S. Meninos Levados
22h50 – G.R.E.S. Mocidade Independente da Raiz
23h22 – G.R.C.E.S. Presidente Vargas
23h54 – G.R.E.S. Unidos da Cophasa
00h26 – G.R.E.S. Império do Hawaí
00h58 – G.R.C.E.S. Mocidade do Coroado
Grupo de Acesso A
1h30 – G.R.C.E.S. Primos da Ilha
2h10 – G.R.E.S. Beija-Flor do Norte
2h50 – G.R.E.S. Unidos da Cidade Nova
3h30 – G.R.E.S. Acadêmicos da Cidade Alta
4h10 – G.R.E.S. Dragões do Império
4h50 – G.R.E.S. Balaku-Blaku
5h30 – G.R.E.S. Império da Kamélia
10/2 (sábado)
Grupo Especial
20h – G.R.E.S. Sem Compromisso
21h20 – G.S.R.E.S. Andanças de Ciganos
22h40 – G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida
0h – G.R.C.E.S. A Grande Família
1h20 – G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade
2h40 – G.R.E.S. Vitória Régia
4h – G.R.E.S. Unidos do Alvorada
5h20 – G.R.E.S. Vila da Barra