Alerta: filhos com esquizofrenia estão matando seus pais em Manaus
Manaus (AM) – Uma doença invisibilizada por anos, tratada com termos pejorativos, está cada vez mais sendo manchetes nos jornais locais na cidade de Manaus. A esquizofrenia é uma doença mental crônica e incapacitante, que geralmente se manifesta na adolescência ou início da idade adulta, entre 20 e 30 anos de idade.
Segundo informações no site pfizer.com sua frequência na população em geral é da ordem de 1 para cada 100 pessoas. No Brasil, estima-se que há cerca de 1,6 milhão de esquizofrênicos.
No dia 22 de junho, uma mulher identificada como Maria de Fátima Matos, de 62 anos, foi esfaqueada até a morte e teve os membros do seu corpo arrancados e colocados em sacolas no quintal de casa, pelo seu próprio filho, Makysuel Lima, de 33 anos. Os dois moravam no bairro Petrópolis, na zona sul de Manaus.
Na noite desta quarta-feira (30), Jander Brasil Cramer, de 32 anos, esfaqueou os próprios pais na rua Gurupi, no bairro Redenção, na zona oeste de Manaus. O pai, foi atingido com três facadas e morreu assim que deu entrada no Pronto Atendimento (SPA) da Redenção. A mãe foi atingida com quatro facadas e deve passar por cirurgia.
Um terceiro caso, aconteceu no bairro São Jorge, na zona oeste de Manaus, onde um professor doutor em biologia, de 36 anos, pegou um telefone celular e quebrou na cabeça de sua mãe, uma idosa de 69 anos porque segundo informações, ela teria se negado a abrir a porta de casa para ele.
Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença.