A luta continua: capivara Filó ainda está presa em jaula por determinação do IBAMA
Manaus – Circulou nas redes sociais neste sábado (29) a informação de que a capivara Filó, que foi carinhosamente criada pelo influenciador ribeirinho Agenor Tupinambá, estava livre para retornar à Autazes, onde vivia em seu habitat natural, no entanto, não é verídica a reviravolta que muitos internautas estavam comemorando. Filó, que foi entregue ao IBAMA nesta última quinta-feira (27), ainda está presa em uma jaula no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
Segundo informações da Deputada Estadual Joana Darc, que está orientando o ribeirinho, foi necessário entrar com um mandado de segurança para que eles possam fiscalizar o local onde a capivara foi colocada pois, na primeira visita do influenciador, ficou comprovado que o animal em questão estava preso em uma jaula e sob péssimos cuidados.
Vale ressaltar que essa visita só aconteceu após uma grande confusão, pois o órgão federal não queria arcar com o acordo verbalizado entre Agenor e o IBAMA. O caso continua gerando revolta nas redes sociais e um protesto em frente ao Cetas marcou o dia de hoje.