Saiba porque policial ganhou o apelido de ‘Hipster da Federal’
Brasil – Após a morte do policial federal Lucas Soares Dantas Valença, de 36 anos, conhecido como ‘hipster da Federal’, muitos internautas questionaram o significado do apelido. De acordo com o especialista em linguística Carlos André, “hipster” é uma pessoa que se veste e adota um estilo “antigo”.
“O termo é associado a algum jovem que tem o estilo vintage, que seria o estilo antigo. Os hipsters tendem a utilizar roupas que não são comuns na idade deles, eles costumam ter uma percepção que seria mais antiga”, explica Carlos André.
O professor informa que a palavra hippie deu origem a palavra hipster. O especialista afirma que a terminação ‘er’ associa o termo ao praticante, ou seja, seria alguém que faz parte desse movimento. No entanto, o termo mudou ao longo dos anos.
“A partir dos anos 2000 houve uma alteração no sentido, não mais na lógica hippie, mas agora em uma perspectiva mais antiga, algo que traz uma percepção mais vintage”, afirma Carlos André.
A morte e fama
Lucas Soares Dantas Valença, de 36 anos, morreu em Buritinópolis, no centro de Goiás, na madrugada desta quinta-feira (3), após tentar invadir uma casa na zona rural e ser baleado pelo morador, segundo a Polícia Civil.
O policial ficou famoso ao aparecer na mídia, em 2016, quando escoltou o deputado cassado Eduardo Cunha, e ganhou o apelido de “hipster da federal”, pelo estilo de barba, cabelo e aparência em geral. Os traços masculinos e porte físico chamaram a atenção e também renderam o apelido de “policial gato”.
Dias depois, ele publicou um vídeo nas redes sociais falando sobre como ficou surpreso com a repercussão.
Lucas também reapareceu em 2021 na busca por Lázaro Barbosa, que ocorreu em meados de 2021 no estado de Goiás.