Caos em SP: voos são cancelados e cidades entram em alerta por conta de fumaça
Brasil – A onda de incêndios que vem sendo registrada no interior do estado de São Paulo desafia as autoridades no sudeste do Brasil. O cenário é caótico em dezenas de cidades do estado, casas estão sendo evacuadas, rodovias bloqueadas, voos cancelados, além de picos no fornecimento de energia e de água.
Depois de dois dias de recordes de mais de 2,3 mil incidentes com fogo, que colocaram o estado no topo de ocorrências no país, com 46 cidades em alerta máximo e em situação de emergência por 180 dias, as chamas continuam a avançar em áreas de vegetação e plantações, principalmente na região de Ribeirão Preto (SP), centro de uma força-tarefa anunciada pelo governo estadual, com apoio das Forças Armadas, como tentativa de amenizar a emergência climática.
A qualidade do ar, medida pela Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), piorou desde sexta-feira (23) e atingiu a classificação considerada “muito ruim”, uma antes da “péssima”, a mais grave de todas, com uma concentração de até 190 microgramas de partículas MP10 por metro cúbico, segundo medição realizada às 20h deste sábado, que é baseada na média das últimas 24 horas. A umidade relativa do ar também caiu a patamares críticos, abaixo dos 20% – o índice ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50% e 60%.
Os números já consolidaram o este mês de agosto como o de mais registros de focos de incêndio de toda a história desde que as medições do Inpe começaram, há 26 anos.
Foto: Ely Venâncio/EPTV