Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Nutricionistas discutirão mitos e verdades sobre suplementos

Compartilhe

RIO — Ao contrário do que diz o imaginário popular, suplementos de vitaminas e minerais nem sempre fazem bem ao corpo. Ao contrário, alguns deles podem até ser considerados tóxicos e só devem ser ingeridos a partir de indicação médica. Para esclarecer mitos e verdades relacionados ao tema, a próxima edição dos Encontros O GLOBO Saúde e Bem-estar reunirá, na quarta-feira, as nutricionistas Ana Luisa Faller, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Annie Bello, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Sob coordenação do cardiologista Claudio Domênico e com mediação do jornalista do GLOBO William Helal Filho, o debate abordará os riscos do uso indevido de suplementos e desmistificará algumas lendas.

— O maior mito a respeito do tema é achar que o uso de suplementos pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas — comenta Annie Bello. — Os suplementos mais usados para isso são a vitamina E e a vitamina C, e, no encontro, vou explicar por que razões eles não são recomendados para isso.

A nutricionista adianta que, para tomar suplementos, é preciso que haja uma deficiência de determinado nutriente no organismo. Esta seria a principal indicação para o consumo de suplementos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, cerca de 190 milhões de crianças têm deficiência de vitamina A, que é fundamental para o sistema imunológico.

A suplementação é uma estratégia muito conhecida para algumas situações: vitamina D para crianças que não conseguem ingerir leite materno; ácido fólico para mulheres, antes e durante a gestação; e cálcio e vitamina D para mulheres na menopausa e após os 60 anos.

PERDA DE CALORIAS EM XEQUE

Entretanto, é preciso ter em mente que o estresse e o cansaço decorrentes da vida moderna, por exemplo, não são suficientes para servirem de indicação para o consumo de suplementos. Também há uma grande discussão em torno do uso desses complexos vitamínicos para o emagrecimento.

— Vamos falar bastante sobre termogênicos e resveratrol — adianta Annie.

De acordo com Ana Luisa Faller, o acompanhamento profissional é de extrema importância para garantir a segurança de quem ingere esse tipo de suplemento. Desde a decisão sobre o uso até a determinação da dose e da frequência.

— Devemos evitar o “quanto mais melhor”. Existem diversos casos em que o uso de vitaminas com ação antioxidante pode trazer um efeito negativo em pessoas que não apresentam carência, por exemplo.

SERVIÇO:

Data e horário: dia 15 de junho, às 17h.

Endereço: Casa do Saber O GLOBO (Avenida Epitácio Pessoa 1.164, Lagoa).

Inscrições pelo e-mail [email protected]

Convidadas: nutricionistas Anna Luisa Faller, da UFRJ, e Annie Bello, da Uerj


Siga-nos no Google News Portal CM7