Conheça os principais benefícios da acupuntura
Você sabia que pequenas agulhas em pontos estratégicos do corpo ajudam na saúde do nosso organismo? Pois bem, trata-se da acupuntura, uma técnica milenar chinesa com aplicação de agulhas, que está inserida na medicina tradicional chinesa (MTC).
A fisioterapeuta e acupunturista Viviane Bermudez explica que, antes do surgimento do bronze e do ferro, o povo trabalhador chinês antigo já usava pedras no lugar das agulhas como instrumento de cura. A inserção de agulhas em pontos específicos do corpo pode tratar doenças físicas e emocionais, além de melhorar o sistema imunológico.
Conheça os 10 benefícios da acupuntura:
- Analgésico
- Relaxante muscular
- Sedativo
- Ansiolítico
- Antidepressivo
- Anti-inflamatório
- Indutor da imunidade
- Facilitador na reabilitação após acidente vascular encefálico
- Estimulante da reparação e cicatrização tecidual
- Prevenção de doenças
Os benefícios da acupuntura para a saúde são praticamente ilimitados. Isso porque a técnica pode tratar qualquer doença e promover saúde.
Como funciona?
Um tratamento com acupuntura deve ser iniciado com uma entrevista, através da qual o acupunturista irá identificar os hábitos de vida do paciente, doenças, histórico familiar, queixas, etc. Também é analisada a cor e o aspecto da pele e da língua.
Dessa forma são escolhidos os pontos para inserção das agulhas. Viviane frisa que existe mais de um tipo de agulha e vários tamanhos. Elas são inseridas conforme o local, podendo ser profundas ou mais superficiais. Podem ser usadas subcutâneas também.
Quantas sessões são indicadas?
A sessão costuma durar de 15 a 30 minutos, que é o tempo em que o paciente fica deitado com as agulhas. Depois, elas são retiradas e as melhoras são percebidas nos dias seguintes, variando em cada caso.
A atuação das agulhas no corpo pode durar de 24hs a 48hs. Conforme o objetivo do tratamento, podem ser necessários dias alternados, 1, 2, ou 3 vezes por semana e até de 15 em 15 dias, conforme objetivo e técnica utilizada.
“A auriculoterapia, por exemplo, pode ser de 15 em 15 dias. Já a acupuntura usada para prevenção pode ser 1 vez por semana e para tratamentos curativos o ideal é ser 2 a 3 vezes por semana”, exemplifica Viviane.
Fonte: Dicas de Mulher