Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Conheça os principais benefícios da acupuntura

Compartilhe

Você sabia que pequenas agulhas em pontos estratégicos do corpo ajudam na saúde do nosso organismo? Pois bem, trata-se da acupuntura, uma técnica milenar chinesa com aplicação de agulhas, que está inserida na medicina tradicional chinesa (MTC).

A fisioterapeuta e acupunturista Viviane Bermudez explica que, antes do surgimento do bronze e do ferro, o povo trabalhador chinês antigo já usava pedras no lugar das agulhas como instrumento de cura. A inserção de agulhas em pontos específicos do corpo pode tratar doenças físicas e emocionais, além de melhorar o sistema imunológico.

Conheça os 10 benefícios da acupuntura:

  1. Analgésico
  2. Relaxante muscular
  3. Sedativo
  4. Ansiolítico
  5. Antidepressivo
  6. Anti-inflamatório
  7. Indutor da imunidade
  8. Facilitador na reabilitação após acidente vascular encefálico
  9. Estimulante da reparação e cicatrização tecidual
  10. Prevenção de doenças

Os benefícios da acupuntura para a saúde são praticamente ilimitados. Isso porque a técnica pode tratar qualquer doença e promover saúde.

Como funciona?

Um tratamento com acupuntura deve ser iniciado com uma entrevista, através da qual o acupunturista irá identificar os hábitos de vida do paciente, doenças, histórico familiar, queixas, etc. Também é analisada a cor e o aspecto da pele e da língua.

Dessa forma são escolhidos os pontos para inserção das agulhas. Viviane frisa que existe mais de um tipo de agulha e vários tamanhos. Elas são inseridas conforme o local, podendo ser profundas ou mais superficiais. Podem ser usadas subcutâneas também.

Quantas sessões são indicadas?

A sessão costuma durar de 15 a 30 minutos, que é o tempo em que o paciente fica deitado com as agulhas. Depois, elas são retiradas e as melhoras são percebidas nos dias seguintes, variando em cada caso.

A atuação das agulhas no corpo pode durar de 24hs a 48hs. Conforme o objetivo do tratamento, podem ser necessários dias alternados, 1, 2, ou 3 vezes por semana e até de 15 em 15 dias, conforme objetivo e técnica utilizada.

“A auriculoterapia, por exemplo, pode ser de 15 em 15 dias. Já a acupuntura usada para prevenção pode ser 1 vez por semana e para tratamentos curativos o ideal é ser 2 a 3 vezes por semana”, exemplifica Viviane.

Fonte: Dicas de Mulher


Siga-nos no Google News Portal CM7