Praticar esportes durante a menstruação, pode ou não?
A menstruação sempre foi um tabu para a ciência do esporte, treinadores e atletas. Há poucas décadas, era preocupante o fato da mulher participar de competições ou treinar menstruada. Somente a partir de 1950, com a melhora na qualidade dos produtos de higiene femininos (absorventes) e o aumento no número de pesquisas científicas sobre o tema, esse quadro mudou. Mas será que pode fazer exercício menstruada?
Na maioria das mulheres, o desempenho físico ideal é alcançado na fase pós-menstrual, e imagina-se que isso seja causado pela crescente taxa de estrógeno (hormônio feminino) e a ativação da glândula supra-renal, provocando maior secreção de noradrenalina.
A fase pré-menstrual é considerada como a fase de reduzida capacidade de desempenho, caracterizada por baixa concentração, fadiga muscular e nervosa mais rápida e hiperventilação, provocada pelo efeito da progesterona sobre o centro respiratório.
Em cerca de 3/4 das mulheres, o esporte não influencia a menstruação. Porém, quando surgem dores menstruais mais fortes (cólicas), aconselha-se tomar cuidado ou mesmo limitar a carga esportiva, principalmente nos primeiros dias.
Fonte: https://www.ativosaude.com/saude-da-mulher/pode-fazer-exercicio-menstruada/#