Como ser um líder memorável?
Não importa se você quer liderar uma pequena equipe de quatro pessoas ou uma grande empresa pública, o primeiro passo é ser mais do que um chefe que, por acaso, está no comando.
É preciso aprender a se comunicar de forma que as pessoas não só se lembrem do que você diz, mas também incorporem suas ideias em suas vidas diárias.
O principal motivo das pessoas não se lembrarem do que você disse é porque elas não pararam para ouvir de verdade.
Vamos ilustrar este ponto: “Se lhe perguntassem qual é ícone no canto inferior direito da tela do seu celular, você saberia?” É provável que sim.
As pessoas prestam atenção em uma parcela muito pequena do que acontece ao nosso redor, e se você não pode prender a atenção de alguém, você ficará sem esperança de que eles lembrem de suas palavras.
Uma maneira de contornar este desafio é utilizando técnicas que ajudam as pessoas a processar informações mais profundamente. “Se alguém lhe disse que a capital do Togo é Lomé”, “você pode esquecer isso rapidamente mas vamos dizer que eu peço para imaginar uma visita a Lomé, no Togo. Conte uma história interessante sobre uma viagem de férias com alguém que você gosta e certamente Lomé ficará um pouco mais difícil de esquecer”
Você pode ajudar as pessoas a processar informações profundamente invocando os seus sentidos, fazendo perguntas, e provocando conversas. Quanto mais profundo o tratamento, melhor será a memória.