Luta polêmica: veja na íntegra como foi o combate entre Craig Jones e Gabi Garcia; vídeo
Mundo – Neste fim de semana, Las Vegas foi palco de um dos combates mais comentados do mundo do jiu-jítsu, durante o Craig Jones Invitational (CJI), evento criado como alternativa ao Mundial do ADCC. A atração principal foi uma superluta intergênero entre Craig Jones, duas vezes medalha de prata no ADCC, e Gabi Garcia, hexacampeã mundial de jiu-jítsu e tetracampeã do ADCC. A luta terminou com a vitória de Jones, por finalização, no segundo round.
O confronto gerou polêmica, principalmente por ser uma luta entre um homem e uma mulher, embora no jiu-jítsu, homens e mulheres frequentemente treinem juntos. No entanto, o que realmente acendeu a controvérsia foi a atitude de Jones durante a pesagem do evento, quando o australiano surpreendeu Gabi Garcia com um beijo forçado. Indignada, a lutadora brasileira ameaçou desistir da luta, mas decidiu seguir em frente.
No combate, Jones, apesar de ser mais baixo, mostrou-se mais forte e dominante. Desde o primeiro round, o australiano controlou a luta, quase finalizando Gabi em algumas ocasiões. No segundo round, ele conseguiu a finalização com um mata-leão. Após a vitória, em um gesto de respeito, Gabi ergueu a mão de Jones, reconhecendo seu triunfo.
Gabi Garcia, que não competia no jiu-jítsu desde 2022, foi aplaudida de pé pela plateia, apesar da derrota. A lutadora revelou que o ADCC decidiu não incluí-la em seu Hall da Fama devido à sua participação no evento concorrente, mas ela fez questão de agradecer ao público e ao seu oponente.
“Quero chorar, porque vejo tudo isso… Obrigado ao Craig, o que você fez pelo esporte foi incrível. Hall da Fama para mim são vocês. Quando morremos, a medalha não vai comigo. Nunca luto pela medalha, luto pelo que acredito, e acredito que nosso esporte pode ser muito maior. Hoje eu venci esta luta, porque enquanto outras pessoas podem dizer que é uma piada ou que não concordam, chamo isso de auto respeito, pois posso fazer o que eu quiser e não dou a mínima pra nada”, declarou Gabi emocionada.