Boca tem retrospecto positivo contra brasileiros na Libertadores
Brasil – Adversário do Palmeiras na semifinal da Libertadores, o Boca Juniors vai ao Allianz Parque nesta quinta-feira (5/10), para tentar buscar a classificação à final da competição.
Desde o ano de 2018 sem chegar à uma final de Libertadores. O gigante argentino pode ter a desvantagem de decidir o confronto fora de casa, mas tem o retrospecto contra times brasileiros a seu favor.
Em 23 jogos de mata-mata disputados contra brasileiros na Libertadores da América, o Boca perdeu apenas seis e possui um aproveitamento de 74% contra brasileiros no torneio.
Contra o Palmeiras, o Boca Juniors venceu nas três oportunidades em que se encontraram. Pela final da competição no ano de 2000, quando se sagrou campeão nos pênaltis contra o Verdão, e pelas semifinais dos anos de 2001 e 2018.
Das seis vezes em que saiu derrotado de confrontos contra brasileiros em mata-matas, três aconteceram nos últimos três anos.
Confira os confrontos em que o Boca Juniors saiu eliminado para brasileiros:
Boca Juniors x Santos – Final da Libertadores 1963
Boca Juniors x Fluminense – Semifinais da Libertadores de 2008
Boca Juniors x Corinthians – Final da Libertadores de 2012
Boca Juniors x Santos – Final da Libertadores de 2020
Boca Juniors x Atlético-MG – Oitavas de final da Libertadores de 2021
Boca Juniors x Corinthians – Oitavas de final da Libertadores de 2022
A primeira vez que a equipe argentina enfrentou um clube brasileiro nas fase finais da Libertadores foi em 1963, quando foram derrotados para o Santos de Pelé na final. O retrospecto positivo contra brasileiros começou apenas em 1977, quando bateu o Cruzeiro e se sagrou campeão.
No total, o Boca Juniors enfrentou clubes brasileiros 17 vezes em mata-mata, sendo eliminado em apenas três delas, contra o Santos em 63, Fluminense em 2008 e Corinthians em 2012, uma vantagem histórica gigante.
Apesar de ter levado a pior nos últimos confrontos, o Boca Junios espera manter o retrospecto positivo contra brasileiros e chegar na grande final da Libertadores, que pode ser contra outro time do Brasil, o Grêmio, que derrotou o River Plater no jogo de ida da semifinal.