Dicas para a melhor raça de cachorro para apartamento
Com o crescimento das cidades brasileiras, muitas pessoas hoje moram em apartamentos ou casas mais compactas. Essa realidade não impactou no amor e vontade de ter um animal, mas sem dúvida teve consequências no tamanho e estilo nas raças populares. Nesse cenário, muitos possíveis tutores passaram a se perguntar: qual a melhor raça de cachorro para apartamento?. Por causa disso resolvemos criar uma lista de raças de cachorros que se encaixam mais nesse perfil contemporâneo.
Afinal, existe uma raça ideal para espaços pequenos? Há raças de cachorros que são mais indicas e que se adaptam melhor a espaços menores, e para chegar a essa conclusão baseamos as escolhas nos seguintes pontos:
Porte/Tamanho: Devido ao tamanho reduzido, cães de porte pequeno precisam de menos espaço para se movimentar e, naturalmente, se adaptam melhor em locais menores.
Necessidade de exercício: Algumas raças caninas específicas não precisam gastar tanta energia. Nesse caso, um passeio curto ou uma brincadeira dentro mesmo de casa já são suficientes. Nesse quesito analisamos desde os dorminhocos, até os atléticos.
Barulho: Alguns cães têm uma maior tendência a vocalizar seus sentimentos através de muito latido.
Amigável com estranhos: Estando tão próximo dos vizinhos, é ideal que o pet seja mais aberto para o contato com estranhos. Algumas raças são mais amigáveis com quem não conhecem.
Propósito da raça: As raças caninas foram criadas com o intuito de auxiliar o homem no trabalho nos mais distintos ambientes e propósitos. Foram centenas de anos de seleção especificamente para acentuar traços específicos, como a resistência e alta quantidade de energia dos cães de pastoreio; a força, tamanho e perspicácia dos cães de proteção; ou a concentração e amor ao trabalho dos cães de serviço. Dessa mesma forma, há raças caninas que há muitas gerações foram moldadas para serem perfeitos companheiros e pets.
Isso quer dizer que não podemos ter cães de porte grande em apartamentos?
Claro que podem. Há inúmeros casos bem sucedidos, mas todos eles andam em paralelo com um compromisso maior por parte do tutor em manter o cachorro com uma vida ativa, saudável e feliz, levando-o para passear pelo menos 1 hora por dia e mantendo uma rotina de exercícios e brincadeiras dentro e fora de casa.
O vira-lata é indicado para apartamento?
Sim, com certeza. O motivo dos vira-latas não estarem nessa lista (ou em muitas outras), é que eles são únicos e sua propensão genética e porte físico não pode ser definida, afinal, qualquer cachorro sem pedigree, fruto de uma mistura de raças, já é um SRD. Ou seja, em um espectro que pode ir desde um mix entre Pit Bull e Boxer até um mix de Yorkshire Terrier e Maltês, o perfil do fruto dessas uniões gera cães com aptidões bem distintas, mesmo que todos sejam categorizados nesse grande grupo.
A dica que damos é que, ao adotar um vira, analisem o tamanho e comportamento de acordo com os pontos levantados acima.
Muitos citam que não adotam um vira-lata pois não é possível saber ao certo como serão quando adultos, porém há algumas pontos a se observar que podem prever como os cachorros serão quando adultos.
O melhor é adotar também um cachorro mais adulto, quando o comportamento e tamanho já são definidos. Isso vai além do espaço necessário, mas a conexão entre o perfil do tutor e do pet.
Cachorros para apartamento
Esse companheiro por excelência, que um dia foi animal de estimação de imperadores chineses, ama ser o centro das atenções e ser mimado. Muito gentil, alegre e divertido, o ShihTzu é sem dúvida uma das raças caninas mais doces e é recomendada para uma gama de tutores, sejam eles iniciantes, famílias com filhos ou solteiros.
Alegre, vivo e cheio de segurança, esse companheiro charmoso é muito sensível e discreto. Ele tem orelhas muito finas e dá o alarme por meio de seus latidos agudos. Seguro de si e estável, ele se mostra, todavia, desconfiado com estranhos.
Mais informações sobre o Lhasa apso
Uma raça gentil e sem medo, o maltês cumprimenta a todos como um amigo. Seu casaco branco glamuroso dá-lhe um olhar de nobreza altiva, mas as aparências enganam. Este é um cão enérgico e vigoroso que se destaca não só como um companheiro, mas também como um cão de terapia e concorrente em algumas competições para cachorro como agility, obedience, rally, e tracking. Mas acima de tudo, ele gosta de estar com seus donos.
Mais informações sobre o Maltês
O Cavalier é flexível, se adapta rápido e é resistente. Ele fica feliz em refestelar-se no sofá com você durante todo o dia, mas está sempre pronto para fazer algo que exija mais energia.
Mais informações sobre o Cavalier King Charles
Não importa o seu tamanho, Dachshunds são uma aquisição maravilhosa para toda a família, é por isso que eles estão quase no topo da lista como cães mais populares desde os anos 1950.
Alegre, alerta, afetuoso, esse cão sensível deve ser adestrado com delicadeza mas com firmeza. Teimoso, tenaz, muito resistente e corajoso, ele tem faro muito apurado e revela-se excelente cão de caça nos pântanos e nas florestas.
O Cocker é um companheiro cheio de charme que tem a particularidade de estar sempre abanando a cauda. Doce e muito ligado ao seu tutor, com quem tem grande cumplicidade, tende a não deixá-lo nem por um segundo.
Mais informações sobre o Cocker Spaniel Inglês
Os cachorros da raça Yorkshire Terrier são excelentes companhias, além de muito robustos e brincalhões. Ativos e esportivos, são notáveis nadadores e fazem jus a sua origem de trabalhadores e caçadores de roedores, sempre procurando o menor buraco para explorar em busca da caça.
De temperamento meigo, afetuoso, particularmente inteligente e sociável, o Terrier de Yorkshire, que tem muita presença, é o tipo de cachorro que se pode levar a toda parte. Sociável com seus congêneres, fiel e muito apegado ao tutor, ele é desconfiado com estranhos e vai adorar aproveitar essa oportunidade para latir e avisar sua família.
Mais informações sobre o Yorkshire Terrier
Esse cão é extraordinariamente ligado ao dono e uma companhia alegre e esperta, de fácil convivência e muito afetuoso não é medroso nem agressivo.
São excelentes animais de estimação para os idosos e aqueles que estão ocupados, porque não é uma raça excessivamente dependente. Eles também são bons para moradores de apartamento ou casas que não têm um quintal.
Mais informações sobre o Lulu da Pomerania
Cheio de charme, lembra uma nuvem de pelos brancos encaracolados que mais parece uma bola de algodão, o Bichon Frise é uma das mais doces e carinhosas raças de cães.
Mais informações sobre o Bichon Frisé
Muito afetuoso e sociável, o Poodle é a raça mais popular do Brasil e uma das mais requisitadas no mundo, mantendo sua posição de queridinho graças à sua boa natureza. É uma raça recomendada tanto para casais, quanto para famílias com crianças.
Com uma lealdade e fidelidade infalível com os seus tutores, adora agradá-los, ele se adapta facilmente em todos os ambientes, em particular à vida na cidade. Eles geralmente se dão bem com outros cães, gatos e estranhos. Adora ser o centro das atenções.
Mais informações sobre o Poodle
O que realmente faz um Pug feliz é fazer parte da família. Ele é particularmente apegado aos seus humanos, que o recebem de braços abertos, com todas as suas particularidades.
Sua personalidade calma, boa natureza e geral humor estável são realmente os pontos que o fizeram um querido companheiro por tantas centenas de anos, desde os tempos que ele foi criado para ser um um cão de companhia para a nobreza chinesa.
Mais informações sobre o Pug
O Boston Terrier veste um “casaco de smoking” e tem uma atitude style. Ele é amigável, portátil e entusiasta em tudo que faz. Ele se dá bem com crianças, outros animais de estimação e praticamente todos que encontra. Não tem como negar, ele é um cão de companhia fantástico.
Mais informações sobre o Boston Terrier
Apesar da representação usada por uma banda como um cão feroz, o Buldogue de hoje foi criado para ser carinhoso e gentil. Buldogues amam as pessoas. Só querem a atenção de seus tutores e quem sabe tirar um cochilo no colo deles.
Mais informações sobre o Buldogue Inglês
Frenchies são conhecidos por sua atenção tranquila. Eles seguem seus tutores por toda casa, sem incomodar em nada. Quando eles querem a sua atenção, eles vão carinhosamente cutucar você com a pata.
Este é um cão que esbanja amor para com seus companheiros humanos, tanto quanto ele ama receber o mesmo tratamento em troca.
Mais informações sobre o Buldogue Francês
O Chihuahua é inteligente, ativo, irrequieto e corajoso. Muito afetuoso, ele é apaixonadamente ligado ao seu tutor. É muito bom guardião, mas late ao menor ruído. Basta um pouco de firmeza para que se torne um companheiro obediente e discreto.
Ativo, vivaz, jovial e inteligente, ele é um devotado e fiel companheiro para sua família, sempre disposto a agradar. Apesar disso, ele não é submisso e pode ser bem teimoso e independente. É preciso educá-lo desde a mais tenra idade com firmeza e discernimento, mas nunca com brutalidade nem reprimendas, exigindo muita atenção.
Por ser pequeno, ele se adapta muito bem à vida em apartamento, mas não espere que ele fique deitado no sofá o dia inteiro.
Fonte: Portal do dog