“No meio do pitiú”: lixo e urubus se acumulam com a subida do Rio Negro; veja vídeo
Manaus – Uma cena preocupante e que se repete a cada ano voltou a chamar a atenção dos moradores de Manaus nesta quinta-feira (12/12). Imagens impactantes do porto de Manaus mostram lixo acumulado e urubus sobrevoando a área, com o aumento no nível do Rio Negro. O vídeo, que viralizou nas redes sociais, evidencia a relação direta entre a subida do rio e os problemas ambientais que atingem a região.
Veja vídeo:
Rio Negro enchendo
Nesta terça-feira (10), o Rio Negro alcançou a cota de 15,22 metros, segundo o 51° Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O aumento de 12 centímetros por dia indica uma recuperação constante, impulsionada pelas chuvas regulares na região de cabeceira. A superintendente regional do SGB, Jussara Cury, explica que “a regularidade das chuvas está contribuindo significativamente para o processo de enchente dos rios da bacia”.
Embora o nível atual ainda esteja abaixo da faixa de normalidade para este período do ano, a previsão é de que o rio atinja 16 metros até a próxima semana, saindo do intervalo das cotas mínimas consideradas críticas. O monitoramento também aponta que outros rios da região, como o Solimões e o Madeira, registram subidas diárias similares, trazendo esperanças de recuperação hídrica para a Amazônia Ocidental.