MP do Amazonas firma parceria com Ministério da Justiça para ampliação de recursos do Gaeco
Amazonas – bEm uma reunião estratégica realizada na manhã desta quarta-feira (22/01), em Brasília, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) garantiu o compromisso do Ministério da Justiça para fortalecer as atividades do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O alinhamento foi conduzido pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Leda Mara Albuquerque, acompanhada da promotora de Justiça Priscilla Carvalho Pini, representante do Gaeco/MPAM, e pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo.
Na ocasião, o Gaeco/MPAM apresentou as demandas prioritárias em termos de equipamentos e ferramentas indispensáveis para intensificar o combate ao crime organizado — incluindo tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros delitos. Segundo a procuradora-geral, o alto custo desses materiais é um desafio para a instituição.
“Saímos daqui com o compromisso do Ministério da Justiça em nos ajudar e conceder equipamentos e ferramentas disponíveis que são fundamentais para o nosso Gaeco. Isso irá potencializar a nossa capacidade de atuação e fortalecer o combate ao crime organizado no Amazonas”, afirmou a PGJ Leda Mara Albuquerque.
Entre os itens pleiteados, estão sistemas avançados, drones, coletes, computadores e outras ferramentas tecnológicas, essenciais para as investigações. A aquisição e a possível doação desses recursos pelo Ministério da Justiça prometem ampliar a excelência dos serviços já realizados pelo grupo.
O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, reforçou o compromisso do governo federal em contribuir com a modernização do Gaeco amazonense, destacando que os recursos devem aprimorar as operações realizadas pelo grupo em todo o estado.
A reunião marca um passo importante para a ampliação da estrutura do grupo e do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo), fortalecendo as ações de enfrentamento ao crime organizado no Amazonas.