Saúde da mulher é destaque entre avanços da Prefeitura de Manaus na atenção primária
Manaus – A Prefeitura de Manaus vem mudando para melhor a vida da população com programas e ações em prol da saúde. Nos primeiros 1.000 dias da gestão do prefeito David Almeida, a área teve uma série de avanços, incluindo a ampliação na cobertura e na qualidade da assistência e dos serviços prestados; revitalização, reforma e construção de unidades básicas; o aumento da cobertura vacinal; a valorização dos profissionais da saúde; além do fortalecimento à saúde da mulher.
Destaque nesse fortalecimento da atenção básica na saúde da mulher tem sido a ampliação na oferta de procedimentos e consultas para a prevenção e a promoção da saúde. Exemplo disso são as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que desde o final de julho até este mês de setembro já realizaram mais de 19 mil procedimentos em moradoras das zonas Leste, Norte e Oeste da capital, em especial, nas áreas mais carentes de assistência.
A moradora do bairro São José, Maria Vânia Bragança de Aquino, 61 anos, foi uma das beneficiadas pelo serviço móvel, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizando uma mamografia e outros exames de que precisava, em pouco menos de uma semana.
“Algo que poderia levar dois ou até seis meses foi agilizado graças às ‘carretas’. Isso é importante, facilita a vida das mulheres do São José e de outros bairros que buscam atendimento aqui”, relatou.
De acordo com o prefeito David Almeida, o serviço móvel vem facilitando o acesso do público feminino a serviços de saúde, com foco nas áreas de grande demanda e vazios assistenciais.
“A saúde da mulher é prioridade na nossa gestão. E, com esse serviço, impulsionamos a assistência em saúde para a população feminina. As carretas levam equipamentos, equipes especializadas e farmácia às mulheres que vivem nas áreas mais necessitadas da atenção básica, nas zonas mais populosas da capital”, afirmou.
Prevenção
Já a titular da Semsa, Shádia Fraxe, ressaltou o reforço nas ações da Prefeitura de Manaus para prevenção e diagnóstico dos cânceres do colo do útero e de mama. Isso porque as unidades ofertam exames de coleta do preventivo, mamografia e ultrassonografia, além de testes rápidos, consultas clínicas e de pré-natal, vacinação, entre outros serviços.
“Em pouco mais de 2 meses de atividades, foram 2 mil coletas do preventivo, 1,6 mil mamografias e quase mil ultrassonografias da mama nas três unidades, dentre mais de 19 mil procedimentos realizados. São milhares de mulheres tendo acompanhamento adequado para doenças preveníveis e que têm boas chances de cura quando diagnosticadas no início”, diz.
Também voltado à prevenção do câncer, o Serviço de Diagnóstico de Mama (SDM) foi implementado de forma pioneira pela atual gestão municipal. Ofertado nas policlínicas Castelo Branco, na zona Sul, e Djalma Batista, zona Oeste, o serviço garante a realização de biópsia nos casos suspeitos de câncer de mama, agilizando o encaminhamento de pacientes diagnosticadas com a doença para a atenção secundária. Desde a implantação até julho de 2023, foram realizados 397 exames e 109 encaminhamentos para tratamento.
Planejamento familiar
Em outra frente da saúde da mulher, a Prefeitura de Manaus está investindo nas ações de planejamento familiar pela ampliação da oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU). O total de unidades de referência para o serviço de inserção do dispositivo passou de quatro para 13, em um ganho importante para as usuárias da rede municipal. De janeiro de 2021 até julho deste ano, foram 1,2 mil mulheres beneficiadas com o método contraceptivo.
com informaçõeas da Prefeitura de Manaus