Prefeitura inicia ações de recapeamento em dez novos corredores viários
Manaus – Com dez novas frentes de obras, trabalhando simultaneamente em ações de recapeamento de grandes corredores viários, a Prefeitura de Manaus avança com a meta de levar melhorias em infraestrutura para dez mil ruas da capital, até o final deste ano, e com previsão de superar os 100 quilômetros de recapeamento. Nesta semana, os serviços, que visam melhorar o tráfego de veículos e dar mais condições de mobilidade aos motoristas, se concentram em áreas das zonas Norte, Leste e Oeste e Sul.
Entre os pontos que recebem os trabalhos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está a rua São Francisco, no Coroado; rua Acará, no bairro Lago Azul; rua 38, no Tarumã-Açu; avenida Camapuã, rua G (conjunto Oswaldo Frota) e rua L (conjunto Ribeiro Junior), na Cidade Nova; avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha; Cecília Meireles, na Ponta Negra; estrada da Vivenda Verde, no Tarumã; e rua Tenente Roxana Bonessi, mais conhecida como igarapé do Passarinho, no Monte das Oliveiras.
Além das frentes de obras que atuam no período diurno, homens e máquinas também seguem trabalhando no turno da noite – no período de 21h até às 4h – nas vias de fluxo mais intenso, para não prejudicar o trânsito. Na avenida Camapuã, por exemplo, os trabalhos ocorrem no período noturno. Ao todo, aproximadamente, três quilômetros da avenida serão recuperados, das proximidades da Feira do Produtor até o retorno da empresa União Cascavel.
Ainda no bairro Cidade Nova, a avenida G, do conjunto Oswaldo Frota, passa pela ação de fresagem, que é o corte e remoção do asfalto antigo, para garantir a adesão da nova camada de massa asfáltica de alto rendimento. Os trabalhos também se estendem em outra frente na avenida L, no conjunto Ribeiro Junior.
Já na avenida Castelo Branco, Cachoeirinha, zona Sul, ocorre a aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e, na sequência, haverá a aplicação de uma nova camada de asfalto para garantir o melhor desempenho e durabilidade da via. A avenida também receberá sinalização por parte do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).
E, no Tarumã, na estrada da Vivenda Verde, assim com na avenida Cecília Meireles, as equipes atuam durante o dia, sem atrapalhar a trafegabilidade das vias. Na estrada da Vivenda, são 20 servidores Seminf, caçambas, rolo compressor, pás mecânicas, além da utilização diária de 70 toneladas de massa asfáltica. Alguns ramais que dão acesso às comunidades da área também receberão as obras de verão.