Fiscalização do Ipaam e Batalhão Ambiental da PMAM apreendem madeira ilegal em Manacapuru
Amazonas – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fiscalização Ambiental, em parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), identificou, na quarta-feira (22) o funcionamento ilegal de uma indústria madeireira de desdobro primário, secundário e fabricação de paletes, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
O empreendimento operava sem o devido licenciamento ambiental, comercializando madeira proveniente de desmatamento ilegal e praticando maquiagem de produto (madeira), ao fabricar paletes com matéria-prima irregular destinados a empresas do Polo Industrial de Manaus.
Durante a operação, foi apreendido um volume aproximado de 850 metros cúbicos de madeira, incluindo toras, madeira serrada e paletes. Além disso, foram lavrados autos de infração relacionados ao funcionamento da indústria sem licença ambiental e ao depósito de madeira sem o devido acobertamento legal, totalizando, até o momento, mais de R$ 350 mil em multas.
Em continuidade à fiscalização em Manacapuru, outro empreendimento madeireiro foi identificado. Apesar de apresentar licença ambiental válida, o local armazenava 5,5 metros cúbicos de madeira serrada sem cobertura legal. O montante foi apreendido, e o Ipaam lavrou um auto de infração no valor de R$ 1.650,00.
As ações de fiscalização ambiental realizadas pelo Ipaam em madeireiras e movelarias de Manacapuru e da região metropolitana de Manaus são fundamentais para combater a exploração não autorizada de madeira, promovendo critérios técnicos de sustentabilidade e contribuindo para a redução do desmatamento ilegal no estado.