Caos na Maternidade Balbina Mestrinho: pacientes enfrentam condições precárias e descaso da SES-AM; veja vídeo
Manaus – A Maternidade Balbina Mestrinho, localizada no bairro Praça 14, na zona sul de Manaus, tem sido cenário de um verdadeiro caos nos últimos dias. Pacientes e acompanhantes relatam graves problemas de infraestrutura na unidade de saúde, que já foi referência no atendimento à população em gestões anteriores, mas que atualmente enfrenta sérias dificuldades para atender com dignidade e qualidade.
Segundo relatos de pacientes e acompanhantes, um dos maiores problemas é a falta de climatização adequada. Desde o dia 8 deste mês, o ar-condicionado de uma das enfermarias da maternidade está queimado. Com isso, muitos dos que estão internados na unidade têm sido obrigados a conviver com o calor insuportável. E por conta disso, há quem leve ventilador da própria casa para diminuir o sufoco.
Além do desconforto do calor, a falta de ventilação tem gerado outro problema sério: a presença de carapanãs. As crianças internadas na unidade estão com marcas de ferradas de insetos, expondo-as a riscos de doenças como dengue, além de outras enfermidades transmitidas por picadas de insetos. A situação se agrava para aqueles que estão em leitos próximos às paredes, onde o calor é mais intenso por conta da incidência direta do sol durante boa parte do dia.
A falta de água também foi um problema grave enfrentado pela unidade. Embora a situação tenha se normalizado recentemente, o desabastecimento de água era uma realidade angustiante para os pacientes e acompanhantes.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver claramente o abandono da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) em relação à maternidade. A gravação, feita por uma das acompanhantes, mostra o ambiente deteriorado e o sofrimento das pessoas que dependem dos serviços da unidade.
Veja:
O caos na Maternidade Balbina Mestrinho não é um problema isolado, mas reflete a falta de investimento e de manutenção das unidades de saúde no estado do Amazonas.
Veja também:
MPAM instaura procedimento para fiscalizar abastecimento de insumos no Hospital 28 de Agosto